Governo do Piauí amplia para 126 o número de municípios em emergência devido à seca

O Governo do Piauí ampliou para 126 o número de municípios em situação de emergência por causa da seca, conforme decreto publicado no Diário Oficial na última sexta-feira (7). A decisão inclui mais oito cidades à lista anterior, com base em análise técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que aponta o agravamento do quadro no segundo semestre. O levantamento indica aumento das áreas classificadas como Seca Grave (S3) e Seca Extrema (S4), além da previsão de chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas nos próximos meses.

A diretora de Resposta da Defesa Civil do Piauí, Yvana Dantas, explicou que os novos municípios – Campo Grande do Piauí, Oeiras, Palmeira do Piauí, Piripiri, Regeneração, Riacho Frio, Ribeira do Piauí e Wall Ferraz – apresentaram ofícios solicitando inclusão no decreto. Com a medida, passam a ter acesso a ações emergenciais como abastecimento por caminhões-pipa, distribuição de água potável, cestas básicas, medicamentos e insumos agrícolas, além de facilitar o acesso a recursos federais por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

O decreto, que entrou em vigor imediatamente após a publicação, permite que o Estado atue de forma coordenada com os municípios e envie relatórios ao Governo Federal para reconhecimento oficial do desastre. A ampliação da medida busca mitigar os impactos da seca, que já provocou perdas na agricultura, na pecuária e no abastecimento de água, especialmente nas regiões do semiárido piauiense.