Aos 64 anos, professor aposentado lança álbum autoral de forró durante o São João

Por em 06/23/2018


Após 38 anos como professor de matemática, Amauri Cruz decidiu gravar ‘Lembranças da Vida’ com xote, baião, toada e arrasta-pé. Professor aposentado Amauri Cruz lançou álbum aos 64 anos, durante o São João 2018 na Paraíba
Euclimar Silva/Divulgação
“Resgatei uma paixão minha desde a época do então ‘segundo grau’”, explica o professor aposentado de matemática Amauri Cruz, 64 anos, após trocar quatro décadas de trabalho com os números e pelas letras musicais que compõem o álbum de forró – “Lembranças da Vida”. Lançada durante o São João 2018 na Paraíba, a seleção conta com xote, baião, toada e arrasta-pé.
Nascido em Campina Grande, terra do “Maior São João do Mundo”, Amauri largou precocemente a “carreira” de cantor ainda na década de 70, para conseguir entrar na faculdade. “Acabei deixando a banda na época (‘Os Brasas’, de jovem guarda) para poder estudar para passar no vestibular”, diz.
O lado compositor só aflorou depois da aposentadoria. Todas as 12 canções de álbum foram compostas após o artista ter passado 34 anos em salas de aula, em 2016. Amauri resolveu largar o compasso e se dedicar aos compassos musicais do forró com um processo de composição peculiar: ele não sabe tocar nenhum instrumento, mas grava solfejos no celular e, em seguida, escuta a melodia vocal enquanto escreve os versos para a música.
Também fazem parte do disco dois irmãos dele: Almir e Anildo Cruz. O primeiro é cantor e tocador de pandeiro, já tendo se apresentado junto a nomes como Jackson do Pandeiro, Elino Julião, Zito Borborema e Genival Lacerda. O segundo é vocalista de um grupo de samba em Campina Grande.
Gravação de ‘Lembranças da Vida’ de Amauri Cruz
Amauri gravou 12 das mais de 20 obras que compôs em menos de dois anos, sendo oito xotes, dois arrasta-pés, um baião e uma toada. Para isto, contou com o auxílio de convidados. O músico Mano Marquez fez os arranjos e a produção musical, além de cantar a música “Meu Xamego”. Adília Uchôa e Ivaldo Brito cantam “Sossega Moreno” e “Obrigado, Seu Luiz”, respectivamente. O cantor Capilé participa de “Forró de Dona Benta”.
As lembranças dão nome ao álbum e também a uma toada, na última faixa do disco, diferenciada do restante das obras. A música foi escolhida pelo produtor musical para finalizar o trabalho e nortear a nova etapa da vida do compositor estreante.
Amauri Cruz, irmãos e amigos que participaram da gravação do álbum ‘Lembranças da Vida’, durante o São João 2018
Amauri Cruz/Acervo pessoal


Liderança 90.9

a rádio que dá show

No AR Agora

Title

Artist