Anna Ratto corrige distorção e vai mais longe no álbum de intérprete 'Tantas'
Por lideranca em 04/06/2018
No quinto álbum de estúdio, Tantas, Anna Ratto corrige distorção que prejudicou o anterior disco de músicas inéditas da artista carioca, lançado há seis anos. Em Anna Ratto (2012), a cantora e compositora investiu de forma radical em repertório autoral que soou irregular, ainda que tivesse destaques eventuais como Nem sequer dormi (Anna Ratto, 2012), canção que ganhou clipe em 2015 com a participação de Roberta Sá, cantora de timbre e leveza similares aos de Ratto.
Disponível no mercado fonográfico a partir de hoje, 6 de abril de 2018, em edição da gravadora Biscoito Fino, Tantas torna a evidenciar o canto suave de Ratto como intérprete de canções alheias. A compositora assina somente uma (boa) música no disco, a inédita Frevolenta, parceria com Jam da Silva que evoca o regionalismo pop contemporâneo que deu o tom do segundo e até então melhor álbum de Ratto, Girando (2008), lançado há dez anos.
Com imponente arranjo de vozes, Frevolenta também expõe uma das marcas de boa parte do disco: a pressão do som tirado pelos produtores de Tantas, JR Tostoi e Marcelo Vig, que tocam guitarra e bateria, respectivamente, além de terem pilotado as programações na medida certa, sem pecar pelo excesso de eletrônica. A pegada roqueira da dupla de produtores sobressai na funkeada Inemurchecível (2012), música do primeiro álbum solo de João Cavalcanti, compositor revelado no grupo carioca de samba Casuarina.
E por falar em samba, tem cadência bonita o toque do violão de Fernando Caneca que conduz o registro de Aviéntame (Emmanuel Del Real e Enrique Rangel Arroyo, Issac Ruben Albarran Ortega, 2000), música gravada pelo grupo mexicano de indie rock Café Tacvba para a trilha sonora do filme Amores perros (México, 2000). No mesmo clima ameno, mas aquecida pelo arranjo de metais orquestradas por Jessé Sadoc, a canção Pra você dar o nome (Tó Brandileone, 2011) evidencia a delicadeza da composição em bela gravação que supera os registros fonográficos do cantor Pedro Mariano e do grupo 5 a Seco.
Capa do álbum ‘Tantas’, de Anna Ratto
Nana Moraes
Disco que começa bem e festivo no tom convidativo de Pode me chamar (Fábio Trummer, 2006), lembrança oportuna dessa música do repertório da pernambucana banda Eddie, o álbum Tantas transita entre a delicadeza e a pegada. Desbunde (Matheus Von Krüger e João Bernardo) carnavaliza a festa no inebriante passo contemporâneo do frevo, com recado político mandado na voz de Carlos Posada e com vocação para o sucesso popular.
Já Nicho é canção amorosa que jorra a poesia de Caio Prado, um dos compositores emergentes a que Ratto dá voz com canto que por vezes remete ao tom de Roberta Sá, embora a (natural) semelhança seja atenuada pela identidade do som do álbum Tantas.
Com o toque sobressalente da guitarra de Tostoi no arranjo que valoriza canção a rigor mediana, Dom (Ana Clara Horta e Rodrigo Cascardo) evidencia o acerto da escolha dos produtores. Tostoi e Vig formataram o repertório do álbum Tantas com exuberância precisa, incrementando músicas como Nem pensar (Bruna Caram e Duda Brack).
A cantora Anna Ratto
Divulgação / Nana Moraes
O requinte do álbum é sublinhado na canção Ana Luísa (Rodrigo Maranhão) pelas cordas líricas do Quinteto da Paraíba, arranjadas pelo contrabaixista Xisto Medeiros para a gravação desta música que reitera a identidade plural de Anna Ratto, artista nascida há quase 40 anos, em novembro de 1978, com o nome de Anna Luisa Soares Rodrigues da Cunha Ratto. Uma cantora que teve que adotar o nome artístico de Anna Ratto em 2009 por questões jurídicas, mas que continuou sendo ela mesma.
“E mais longe eu vou / Pra quem aprendeu de cor / Ana, só Ana, e todas eu sou”, avisa nos versos da bonita canção de Maranhão. Sim, ao corrigir em Tantas a distorção do anterior álbum de estúdio, Anna Ratto vai realmente mais longe com este álbum revigorante. (Cotação: * * * *)