“Pautas Femininas” recebe ouvidora do Ministério Público Sandra Elouf
Por lideranca em 02/27/2024
Ela ficará à frente do órgão por mais dois anos.
Agência Assembleia
A procuradora de Justiça Sandra Elouf, reeleita em outubro de 2023 para o cargo de ouvidora do Ministério Público do Maranhão, foi a entrevistada do programa “Pautas Femininas”, da Rádio Assembleia (96.9), nesta segunda-feira (26). Ela ficará à frente do órgão por mais dois anos.
“Nós aceitamos a Ouvidoria como um desafio. Quando me disseram que eu tinha o perfil para tal, eu fiquei naquela dúvida, mas, depois, descobri que tenho mesmo, pois quando eu era promotora, tive essa experiência do contato direto com a comunidade e isso me deu muita expertise. Daí o fato dos meus pares terem confiado a mim essa missão. Nós somos a porta de entrada do Ministério Público para as demandas, embora tenhamos outros canais, sendo a Ouvidoria o principal”, disse Sandra Elouf, que tem 37 anos de Ministério Público, tendo passado por várias comarcas no interior do Estado.
A ouvidora, que ficou bastante conhecida quando exerceu o cargo de promotora da Infãncia e da Juventude, função que assumiu por dez anos, falou sobre esse trabalho, realizado entre as décadas de 90 e anos 2000, tendo travado várias batalhas para tirar crianças e adolescentes das ruas e devolver ao seio da família.
Entre outras coisas, a entrevistada falou sobre o projeto de implantação da Ouvidoria da Mulher, uma determinação do Ministério Público nacional. “Nós queremos aproveitar o mês da mulher para darmos início a esse trabalho, ou seja, agora em março. Estamos em busca de um espaço e tenho a certeza de que será um sucesso”, disse ela, informando que a Ouvidoria estará, no dia 7 de março, no município de Olho d’Água das Cunhãs.
Ela informou, ainda, que uma das metas da Ouvidoria neste seu segundo mandato é realizar ações no interior do Maranhão, principalmente nas comarcas onde a figura do promotor não se faz presente, devido a uma lacuna do Ministério Público que precisa ser preenchida.
“Creio que seja um projeto inédito e de grande envergadura na esfera do Ministério Público. Pretendemos levar a Ouvidoria para os municípios do interior, para o atendimento direto à população, com prioridade aos hipossuficientes. Quanto menor a cidade, melhor para que o Ministério Público possa se fazer presente”, frisou Sandra Elouf.
A eleição foi realizada de forma eletrônica. Candidata única, Sandra Elouf obteve 26 votos. Somente os procuradores de Justiça têm direito a votar no pleito para a Ouvidoria do Ministério Público. Formaram a comissão eleitoral as procuradoras de justiça Ana Lídia de Mello e Silva Moraes (presidente), Mariléa Campos dos Santos Costa e Terezinha de Jesus Anchieta Guerreiro.
A Ouvidoria é um canal permanente de comunicação entre o Ministério Público e a sociedade. Recebe denúncias, reclamações, críticas, elogios e sugestões dos cidadãos e gerencia todo o processo necessário para que os direitos dos cidadãos sejam garantidos e respeitados.