Seminário alerta sobre ações de saúde e segurança de trabalhadores que compõem o eSocial
Por lideranca em 02/24/2024
Além de palestras temáticas, o evento contou com serviços de saúde.
Para falar sobre saúde e segurança do trabalhador, a Secretaria da Administração (Sead) reuniu, nesta sexta-feira (23), profissionais de saúde e gestão de pessoas de todo o estado, para o “Seminário Estadual de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho para o eSocial”, que aconteceu no auditório do Sesc Cajuína.
O evento contou também com a parceria da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) e da Secretaria de Saúde (Sesapi), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e da Vigilância Sanitária. O objetivo é alertar órgãos e entidades quanto ao envio das informações relacionadas aos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho – SST que integram a 4ª fase de implantação do eSocial.
O seminário teve início com a fala da Controladora Geral do Estado, Amparo Esmero, que falou da importância de se priorizar a saúde e a segurança do trabalhador no ambiente de trabalho. Em seguida, o vice-presidente da Anamt, Pascoal Gomes, ministrou palestra sobre a importância da Gestão & Compliance em Saúde e Segurança do Trabalho nos Órgãos Públicos com eSocial. Aconteceu ainda uma mesa redonda sobre “O Papel e a Visão dos Órgãos de Controle sobre a SST nos Órgãos Públicos”.
“Com a criação do eSocial, uma plataforma do Governo Federal, foram centralizadas todas as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias do empregador em relação aos seus empregados. Estamos na 4ª fase de implantação, que obriga o envio de informações relacionadas aos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho – SST, e isso está em atraso no país todo. Então, diante desse cenário, inclusive com a possibilidade de aplicação de multas aos gestores, pensamos nesse evento para alertar quanto a isso”, explicou Aline Melo, diretora de Atenção ao Servidor Público (Ciaspi).
No período da parte da tarde, a programação teve início com o secretário da Sead, Samuel Nascimento, falando sobre a importância do evento. “Esse evento é fundamental para que possamos pensar em ações voltadas para a saúde e segurança do servidor, principalmente em relação aos envios dos dados que compõem o eSocial. A equipe de Gestão de Pessoas da Sead está de parabéns pela iniciativa, que consegue atingir tantos profissionais”, concluiu.
A programação contou ainda com palestra sobre saúde do trabalhador no contexto da Vigilância em Saúde, proferida pela diretora da Divisão de Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves; palestra sobre transtornos mentais relacionados ao trabalho, com Dr. Ediwyrton de Freitas; palestra sobre “Saúde e Segurança: Ações Estratégicas de Cuidado aos Servidores Públicos do Estado do Piauí”, com a diretora do Ciaspi, Aline Melo.
O encerramento foi com as palestras “Atestados Médicos e os Impactos nos Órgãos Públicos com o eSocial”, com Pascoal Gomes, da Anamti; “Atestado Médico e suas Implicações”, com João Araújo, e “O Médico do Trabalho e a Gestão dos Afastamentos” com Dr. Pedro Constantino.
O evento contou ainda com serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientações vocais e comunicação efetiva, avaliação nutricional com diagnóstico do IMC, aferição da circunferência abdominal, orientações psicológicas e massagem relaxante. O público-alvo do seminário foram gestores estaduais e municipais, profissionais da área da Gestão de Pessoas e Segurança do Trabalho, empresários, advogados, contadores, médicos e administradores.